Dicas sobre registro de domínio

Algumas perguntas e respostas sobre o Registro .BR:

1.1) O que é um nome de domínio?
É um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.

1.2) Quem pode registrar um domínio?
Qualquer entidade legalmente estabelecida no Brasil como pessoa jurídica (instituições) ou física (Profissionais Liberais e pessoas físicas) que possua um contato em território nacional.

Empresas estrangeiras que possuam um procurador legalmente estabelecido no Brasil, de acordo com as regras descritas em: "Procedimentos para registro de estrangeiros".

1.3) Como faço para reservar um domínio?
Nenhum usuário do sistema de registro pode reservar um domínio. Reservas de domínios são prerrogativas exclusivas do Comitê Gestor, de acordo com a regulamentação vigente: resoluções número [1] e [2] e seus anexos [I] e [II].

1.4) Eu preciso de um provedor para registrar um domínio?
O que você precisa na verdade são 2 servidores DNS já configurados para o seu domínio. Em geral quem lhe fornecerá isto será o seu provedor de hospedagem, caso você não tenha infra-estrutura própria.

Você pode solicitar o registro de seu domínio sem informar os nomes do servidores DNS de imediato. Você terá 2 semanas, contados a partir da data de envio do formulário, para fornecer ao menos dois servidores DNS configurados para o domínio.

1.5) Para que servem os servidores DNS?
O servidor DNS será o equipamento responsável por permitir que as demais máquinas conectadas a Internet consigam acesso as máquinas de seu domínio. Sem um servidor DNS corretamente configurado, o seu domínio não estará ativo na Internet.

1.6) Não possuo servidores DNS, o que devo fazer?
Se você não possui infra-estrutura própria, procure os serviços de um provedor de hospedagem. Existem listas de provedores de hospedagem disponíveis no Yahoo e Cade.

Mais informações no site registro.br

Informações do Comitê Gestor de Internet no Brasil:

1) O que é um Domain Name System (DNS) e um Domínio de Primeiro Nível (DPN)?

O Domain Name System (DNS), ou Sistema de Nomes de Domínio, é um sistema de resolução de nomes de domínio da Internet que funciona de forma distribuída (vários Servidores de Nomes administrados de forma independente ligados à rede) e hierárquica (estes Servidores de Nomes estão vinculados a uma estrutura hierárquica comum de nomes de domínio). Ele é utilizado de maneira transparente pelos usuários da Internet, de modo a prover qualquer programa de comunicação e acesso (por exemplo, um navegador como o Netscape) a conversão do nome de domínio para endereço deste recurso ou computador (endereço IP).

O nome de domínio, que é traduzido por este serviço, está estruturado em níveis hierárquicos. Chama-se Domínio de Primeiro Nível (DPN) o nível mais abrangente dessa estrutura. Existem vários DPNs tradicionais, como por exemplo: .com (comercial), .gov (governo) e .mil (militar), associados ao registro de nomes dos Estados Unidos. Em outros países, na maioria das vezes, é adicionado um código de país para designar o DPN. Ex: .com.es (Espanha), .com.fr (França), .com.ca (Canadá) e .com.br (Brasil).

2) Uma pessoa física pode adquirir um nome de domínio?

Sim. De acordo com decisão do Comitê em sua reunião de 29/07/98, a partir de 01/09/1998 as pessoas físicas também poderão obter um nome de domínio no Brasil, sob o DPN .nom.br ou nas categorias de profissionais liberais

3) Ter uma marca registrada no INPI dá direito ao domínio de mesmo nome?

Mesmo havendo registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial, INPI, não é garantido ao dono da marca o direito de uso de um nome de domínio correspondente. Esse assunto vem sendo discutido em todo o mundo e a tendência é que marca e domínio sejam tratados independentemente. No INPI, por exemplo, os nomes são registrados de acordo com as atividades de cada empresa, portanto, a marca "X" pode ser registrada como 'X alimentos' ou 'X empreendimentos imobiliários'. No caso do domínio, no entanto, só poderia haver 1(um) X.com.br. Por isso, há a tendência dos assuntos serem tratados independentemente.

4) Quais os custos associados a um nome de domínio?

A partir de 23/01/2003, o único custo associado ao nome de domínio é o de manutenção pelo período de 1 ano. A manutenção nos anos subseqüentes será cobrada em função da data de aniversário do domínio (dia e mês da data de registro). O valor é de R$ 30,00 para todos os DPNs, sejam para pessoas jurídicas, profissionais liberais ou pessoas físicas.

Antes dessa data, havia a cobrança de duas taxas associadas ao nome de domínio. Um que é cobrado somente no ato do registro, e um de manutenção anual nos valores de R$ 40,00 cada.

Mais informações no site cg.org.br


 

 

 

 

 

Voltar 3W Home